quinta-feira, 17 de maio de 2012

[RESENHA] EM CHAMAS, DE SUZANNE COLLINS




*SINOPSE COM SPOILERS! NÃO LEIA SE AINDA NÃO LEU O 1º LIVRO DA TRILOGIA: JOGOS VORAZES* 


Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Depois de os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.



ATENÇÃO: a resenha a seguir pode conter SPOILERS do primeiro livro da trilogia JOGOS VORAZES, se você ainda não leu, sugiro que pule esse post, ou leia por sua própria conta e risco, ok?




"MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA.
NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE.
OS JOGOS VORAZES CONTINUAM!"






Ao ler as seguintes palavras na contra capa do livro, eu não fui convencido. Apesar do apelo forte e letal, eu me perguntava o mesmo que me perguntei ao terminar de ler JOGOS VORAZES: Como um livro que narra apenas a turnê da Vitória pode ser mais emocionante do que os Jogos em si?"
Tive aquela sensação de que nenhuma das continuações da trilogia poderia chegar aos pés do original. E fico muito feliz de saber o quanto eu estava errado!


Em EM CHAMAS, Katniss e Peeta se vêem as voltas de uma turnê pelos 12 distritos de Panem, pra que todos possam ver de perto os amantes desafortunados, que devido ao ato de rebeldia de Katniss, venceram juntos as 74ª edição dos Jogos Vorazes.
Mas o que Catnip não imaginava é que o seu ato desesperado para salavar a si e a Peeta no livro anterior fosse causar os chamados levantes, ou revolta nos distritos.
O ódio mortal de Katniss pelo presidente Snow é recíproco. E ela se esforça ao máximo para manter a até então farsa do seu romance com Peeta.


Quando Kat (sim, sou íntimo dela, e daí?) descobre que seus esforços durante a Turnê não foram suficientes pra convecer o tirano Snow, vem a dúvida: como ele a fará pagar por debochar da capital? Aí vem a surpresa!


Como estão em época de Massacre Quaternário (que acontece a cada 25 edições dos Jogos), Katniss e Peeta voltarão a arena pra lutar por suas vidas com outros vitoriosos dos distritos 1 a 11! É aí que conhecem Finnick, Johanna, Mags, Wiress e Beetee, que acabam se aliando aos amantes desafotrunados.


Mas e agora? Dessa vez só pode haver um vitorioso e Katniss está disposta a manter Peeta a salvo, visto que ele fez isso por ela na edição anterior.




Com ação do início ao fim, dentro e fora da arena, EM CHAMAS me surpreendeu ao mostrar uma crítica dura à política e a tirania das autoridades. E sem contar que é nesse volume que compreendemos o verdadeiro significado do Tordo, o pássaro no broche de Kat, que é o grande símbolo da revolta contra a Capital e o seu tirano presidente Snow


Nossos personagens favoritos estão de volta, Gale, Prim, Cinna, Caesar, a multicolorida Effie e também somos apresentados ao arrogante Finnick, à nojentinha Johanna e aos dois personagens mais comédias da saga, Faísca e Pancada... oops... digo, Beetee e Wiress!


Eu simplesmente não consegui mais largar o livro após chegar a terceira parte do livro. Não há um momento tedioso sequer na história. A nova arena e seus perigos. As armadilhas impostas pelos idealizadores dos Jogos. Os novos bestantes. Enfim, nesse segundo livro da saga JOGOS VORAZES, a ação e a matança voltam com tudo. Cada tiro de canhão é uma palpitação a mais no coração. Cada estratégia e aliança pode ser a salvação. As armadilhas e formas que os idealizadores e a Capital utilizam pra torturar e atingir o psicológico e o emocional dos tributos estão cada vez mais sádicos e doentios.


E tudo isso torna o ritmo da história mais alucinante, e nos deixa mais ansiosos e sedentos por uma esperança que há muito não existe em Panem.


Uma revolução está por vir. E Katniss é o símbolo dessa esperança!


A garota em chamas tem muito trabalho e muita dor de cabeça pela frente. E o fato do quesito romance estar cada vez mais presente em sua vida só torna tudo mais complicado.


Ao terminar de ler o livro, eu fiquei bem uns 5 minutos em choque, ansioso pra ler A ESPERANÇA, volume que encerra uma das mais competentes e alucinantes trilogias que já li na vida!


Se você está atrás de uma história que faz aflorar o melhor e o pior do ser humano, essa é uma ótima pedida.









Sobre o Autor:

Suzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia “The Underland Chronicles”. Em 2008, lançou “The Hunger Games”, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. "The Hunger Games" está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica está em fase de pré-produção.






PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE NA CAPA

6 comentários:

  1. Estou muito ansiosa para ler este livro!
    Já consegui que uma amiga me emprestasse, só ainda não tive tempo para ele.
    Beijos.

    Andressa
    http://paradiseofthetruths.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, te aconselho a arrumar um tempinho pra ele, pois vale muito a pena!

      Excluir
  2. Já li a trilogia, o filme ficou maravilhoso também, mas os livros são por si só extremamente tristes. Principalmente tudo que Peeta passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cath, eu achei que o filme não ficou tão fiel ao livro...e pelo que tenho ouvido falar de A Esperança, parece ser ainda mais dramático do que já vimos...
      Assim que eu terminar INSACIÁVEL, já vou atrás do último volume da trilogia!

      Excluir
  3. Olá.
    ADORO Jogos Vorazes, porém só tive a oportunidade de ler o primeiro livro ainda :/ Mas estou louca pelas continuações.. Espero ler em breve.
    Adorei a resenha, parabéns.

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te aconselho a passar ele na frente na sua fila de leitura, pois vale muito a pena!
      Obrigado pela visita Jéssica, beijinhos!

      Excluir

Gostou do post? Então que tal deixar seu comentário e deixar esse bookdealer feliz?