quarta-feira, 13 de junho de 2012

[RESENHA] INSACIÁVEL, DE MEG CABOT



Cansado de ouvir falar de vampiros? Meena Harper também. Mas seus patrões estão fazendo ela escrever sobre eles de qualquer maneira, mesmo que Meena não acredite neles. Não que Meena não esteja familiarizada com o sobrenatural. Veja, Meena Harper sabe como vamos morrer. (Não que você vá acreditar nela. Ninguém nunca acredita). Mas nem mesmo o dom da premonição de Meena pode prepará-la para o que vai acontecer quando ela conhece – e comete o erro de se apaixonar - Lucien-Antonescu, um príncipe moderno com um lado sombrio. É um lado negro que muitas pessoas, como uma antiga sociedade de caçadores de vampiros, preferiria vê-lo morto. O problema é que Lucien já está morto. Talvez por isso ele é o primeiro cara que Meena já conheceu com quem ela poderia ter um futuro. Entenda, enquanto Meena sempre foi capaz de ver o futuro de todo mundo, ela nunca foi capaz olhar para o dela própria. E quando Lucien é o que Meena jamais sonhou como namorado, de repente ele pode vir a ser tornar o seu pesadelo. Agora pode ser uma boa hora para Meena começar a aprender a prever seu próprio futuro... Se ela ainda tiver um.









A moda dos vampiros está longe de acabar. Creio eu que até que a saga Crepúsculo acabe, os dentucinhos permanecerão entre nós.
Meena Harper é mais uma cidadã americana, que vive no Uper East Side (xoxo Gossip Girl) e como todo americano trabalha e batalha duro pra pagar suas contas e viver confortavelmente.
Meena é roteirista de uma famosa novela chamada Insaciável, novela está que dura já há décadas. Parece que temos um padrão americano aqui. Nos EUA, as novelas costumam durar anos e anos a fio, mais ou menos como a nossa Malhação.
Só que Meena é daqueles que não curtiu a modinha de vampiros que de repente tomou o mundo de assalto. E imagina só a "alegria" da moça quando a sobrinha dos criadores da novela, Shoshana (que não é a dos Bastardos Inglórios e nem a de United Estates Of Tara) resolve implantar uma trama com os blood suckers na tão tradicional novela!
Pois é. Não agradou a nossa personagem principal.
Só que o que Meena não esperarava era descobrir que os mortos vivos REALMENTE existem.
Vale mencionar também que Meena tem um dom incomum: ela consegue prever como uma pessoa vai morrer.
Meena mora com seu irmão encosto Jonathan, e é vizinha da perua Mary Lou e de seu marido Emil, que é primo de um princípe romeno, por quem Meena acaba se apaixonando.
Mas Lucien, o princípe, não é apenas um vampiro: é o Princípe das Trevas, filho do vampiro mais poderoso que já existiu (ele mesmo, vocês sabem quem).
Os caminhos de Meena se cruzam também com o charmoso Alaric, um caçador de vampiros a serviço do Vaticano (oi? Código da Vinci feelings).


Infelizmente devo dizer que o livro me decepcionou um pouco, pois eu tinha altas expectativas em relação a ele.
Primeiro, porque é Meg Cabot, de quem sou fã incondicional, que deu à luz duas sagas que amo mais do que lasanha: O Diário da Princesa e A Mediadora.
E segundo, porque ao ler a sinopse do livro, tive impressão de ser uma sátira a todos os clichês de histórias de vampiros que existem. Só que não é...
Achei um misto de Crepúsculo com True Blood, onde a até então forte e determinada protagonista acaba se tornando a serva e amante submissa de seu querido chupador de sangue, achei mais do mesmo.
E também achei que o livro tem paginas demais (mais de 500) pra nem tanto conteúdo assim.
O fato da protagonista ter um dom sobrenatural, me lembrou de Sookie Stakhouse da série True Blood, coincidência ou não, me pareceu que a autora bebeu um pouco da fonte de Charlaine Harris.
Sobre os personagens, Meena é uma heroína típica dos livros de Meg, forte determinada, mas que acaba cedendo em certo ponto.
O irmão de Meena, Jonathan é um desempregado que é apaixonado por uma das protagonistas de Insaciável.
Lucien, o vampiro... ai. Na boa? Carinha chato e entediante... consegui achar alguém que me desagradou mais do que Edward Cullen.
Já Alaric, a terceira ponta do triângulo amoroso, é desbocado, rude e hilário. Praticamente o Jacob de Meg Cabot.
Mary Lou foi uma personagem que me cativou, é uma caipirinha chata mas adorável.
Ah, e tem também a melhor amiga de Meena, Leisha, que é uma daquelas amigas super parceiras que estão lá pro que der e vier (quem não tem uma assim?).


O livro é um bom entretenimento, se você procura algo não muito pretensioso. A história demora a engrenar, mas a batalha final é fantástica, realmente me agradou.
Vale lembrar que a mitologia e a relação com a literatura dos vampiros é fantástica, pois sabemos mais sobre o Conde Drácula, o significado do nome, e até o nome de Meena veio de Mina Harper, a amada do conde das trevas.
Enfim, quem conhece a história de Bram Stoker vai encontrar várias referências no livro.


Para fãs de Meg Cabot e fãs de vampiros. Provavelmente eu darei uma chance para A Mordida, continuação de Insaciável, mas não tenho a menor pressa.
Recomendo pra ler quando se tem bastante tempo e paciência. É um livro bom, só não é excelente. Meg podia fazer melhor.









  • Editora: Galera
  • Autor: MEG CABOT
  • ISBN: 9788501091345
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2011
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 504
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio


SOBRE A AUTORA:

Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot ou Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense. 
É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque.
Quando jovem, Meg passava horas a fio lendo as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg se mudou para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de ilustradora autônoma. A ilustração, entretanto, logo cedeu lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária

6 comentários:

  1. Noossa! Eu adorei Insaciável! Achei que mesmo o início sendo um pouco arrastado e nos deixar com preguiça de continuar, quando chega num certo ponto, engatei e não larguei mais. Pra mim foi emocionante, e olha que não sou nem um pingo fã de Crepúsculo e não pensei em momento algum em comparar os personagens (coisa que aconteceu quando li os dois livros da Saga do Tigre e que me decepcionou de forma que fiquei até com vontade de chorar de desgosto).

    Mas a resenha tá ótima!

    Parabéns, e adorei o blog!

    Bjinhos

    Flávia
    http://livrosechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade com esse livro, até porque detestei Crepúsculo, e se esse tem referências ao Drácula, deve ser melhor. Porém, estou meio enjoada de vampiros. Só consigo ainda ver True Blood. Nem os livros da Charlaine estou lendo haha quero dar um tempo desses seres.
    Mas quando esse meu tempo acabar, quem sabe eu leia esse livro, porque adoro a Meg também.
    Adorei a resenha.
    Beijão
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também dei um tempinho e to lendo Fortaleza Digital do Dan Brown... Eu gostei de Crepúsculo, só não ameeeeeeeei loucamente...
      Esse não é meu favorito da Meg, a Mediadora ainda é meu number one!
      E falando em True Blood... que início de temporada foi esse!!! OMG!

      Excluir
  3. Eu ganhei o marcador desse livro, li a sinopse e gostei muito. Adorei sua resenha, explicou muito bem.

    Minha primeira visita aqui no blog. Adorei, espero voltar mais vezes.

    Abraço
    Caio Rodrigues
    linhasdeencanto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio! Fico feliz que tenha gostado do blog! Volte mais vezes!!!

      Excluir

Gostou do post? Então que tal deixar seu comentário e deixar esse bookdealer feliz?